Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Avenida Duque de Caxias – Antigo Boulevard do Livramento - Parte II
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Avenida Duque de Caxias – Antigo Boulevard do Livramento - Parte II



Fatos Históricos da Avenida:

02/fevereiro/1935 - Criado o Colégio Farias Brito pelo professor Adualdo Batista de Araújo, na esquina da Rua Barão do Rio Branco nº 1658 com Rua Clarindo de Queirós. Depois se mudou para a esquina da Rua Major Facundo com Avenida Duque de Caxias nº 519.
Hoje existem vários em toda a Cidade, divididos em Colégio Ary de Sá e Colégio Farias Brito.



09/08/1943 - Fundado, em Fortaleza, o Instituto Brasil-Estados Unidos - IBEU, no Palácio do Comércio e instalado em 25 de novembro do mesmo ano. Faziam parte da sua primeira diretoria Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda), Omar O`Grady, Jorge Moreira da Rocha, tenente P. Wandsworth, José Ramos Torres de Melo e Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral).
Sua sede ficava na esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco.
Em novembro de 1945, mudou-se para prédio na esquina da Rua General Sampaio nº 849 com Avenida Duque de Caxias; em 04/07/1951, foi para prédio na esquina da Rua Pedro Pereira nº 258, com Rua Floriano Peixoto; em 21/04/1956, passou para prédio próprio na Rua Solon Pinheiro nº 58.
Hoje tem filial na Rua Nogueira Acioli nº 801, na Aldeota.

Colégio Cearense
22/abril/1947 - Concedida autorização para funcionar a Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, da União Norte-Brasileira de Educação e Cultura, pelo decreto federal nº 22.974, que inicia suas atividades didáticas no mesmo ano no dia 12 de junho, na Avenida Duque de Caxias nº 101, anexa ao Colégio Cearense do Sagrado Coração.
 13/junho/1952 - Inaugura-se o Estádio Coronel Teófilo Gurgel, na esquina da Avenida José Bastos e Avenida Duque de Caxias, no Otávio Bonfim, pertencente a Usina Ceará Atlético Clube, da Siqueira Gurgel & Cia.

 24/julho/1952 - A Prefeitura entrega ao tráfego público a Avenida Padre Ibiapina, trecho entre a Rua Liberato Barroso e a Avenida Duque de Caxias que liga a Praça do Liceu (Praça Gustavo Barroso) à Praça São Sebastião (Praça Paula Pessoa).
A via estava impedida pela existência de 17 casas construídas em seu leito.
Houve desapropriação amigável. O trecho será calçado a paralelepípedo. Homenagem ao Padre José Antônio Maria Ibiapina, nascido nas vizinhanças de Sobral em 05/08/1806 e que bacharelou-se em Olinda em 1832. Tornou-se sacerdote aos 47 anos de idade. Faleceu em 19/02/1883, aos 77 anos de idade.

 02/junho/1956 - Às 17h é inaugurado o Pronto Socorro Particular de Fortaleza, na Avenida Duque de Caxias nº 478 esquina com Rua Floriano Peixoto, surgido por estar totalmente desaparelhado o Serviço de Assistência Municipal.
Falou o seu diretor-presidente o médico Djacir Parahyba e deu a bênção o arcebispo metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa.

 

Fábrica de Tecidos Santa Maria
 18/dezembro/1956 - Ocorre grande incêndio na Fábrica de Tecidos Santa Maria, na Avenida Duque de Caxias nº 345, esquina com Rua Assunção, sendo elevados os prejuízos. O incêndio só não foi maior pela presença dos bombeiros.

01/maio/1959 - Inaugura-se a sede própria da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, no Edifício Fortaleza, apartamento nº 801, na Avenida Duque de Caxias nº 440, com a presença do governador Parsifal Barroso.

 31/março/2000 - Inaugurado o Edifício Petrônio Aguiar Andrade, nova sede do Serviço Social do Comércio - Sesc, na Avenida Duque de Caxias nº 1.701 e o anexo, Teatro Emiliano Queirós, em festa com a presença dos homenageados.

Mais fotos antigas da Avenida:

Cruzamento da Avenida Duque de Caxias com rua Barão do Rio Branco. Essa casa era residência do livreiro Luiz Quinderé e tbm já foi moradia do Padre Quinderé. Hoje é a Farmácia Central e um pouco antes, esteve o Bar Duques e Barões. 




Desfile de militares, na Avenida Duque de Caxias, em comemoração à Independência do Brasil.




Av. Duque de Caxias com General Sampaio. Local onde hoje se encontra o Edifício Jalcy Avenida. A casa em frente foi o Instituto Brasil-Estados Unidos na década de 1940 e Grupo Escolar Presidente Vargas na década de 1950.

Av. Duque de Caxias com General Sampaio

Parte I


Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo, Revista do Instituto do Ceará de 1990 e Fotos do Arquivo Nirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: