Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Cidade da Criança - Escola Alba Frota
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cidade da Criança - Escola Alba Frota


A Escola Alba Frota foi a primeira iniciativa de educação infantil do Estado do Ceará. Criada em 1938 sob o nome Cidade da Criança, localizava-se no antigo Parque da 
Independência, no centro da cidade de Fortaleza, e tinha como objetivo oferecer educação às crianças de 3 a 6 anos.
Em 1996, mudou-se para a Praça da Câmara dos Lojistas (Parque Pajeú).

Prédio da escolinha

Este estabelecimento está subordinado administrativamente à Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS), órgão da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e à Secretaria Regional II, instância administrativa da Prefeitura. Oferece apenas educação infantil, funcionando em dois turnos: manhã e tarde.


Desfile da escolinha Alba Frota, no Parque das Crianças. Na foto, o jornalista PC Norões e a prima Elaine -Arquivo do Blog do Laprovitera


Os alunos são oriundos de diferentes bairros da cidade, mesmo distantes da escola. Segundo relatos de mãe e da diretora, os pais preferem trazer os filhos para uma instituição que consideram de qualidade porque as crianças aprendem a ler rapidamente. A escola aceita, inclusive, crianças com Necessidades Educacionais Especiais.


Escolinha Alba Frota, no Parque das Crianças em 1938 - Assis Lima



Arquivo Nirez

Com relação à parte administrativa, a escola segue uma legislação interna e a orientação da 
Secretaria Regional II e da SEDAS. Tem autonomia para desenvolver ações de arrecadação de recursos financeiros, podendo empregá-los de acordo com a real necessidade do momento. Do ponto de vista jurídico, quando a escola tem alguma dúvida quanto à tomada de decisão, consulta a Assessoria Jurídica da própria Regional. 
A escola goza de maior autonomia no campo pedagógico, porque é a única que oferece educação infantil, no bairro onde se localiza. Pela sua especificidade, ela tem autonomia de adaptar o conteúdo sugerido pela Secretaria Regional ou pela SEDAS, inclusive podendo acrescentar outros conteúdos. Os professores, portanto, possuem  autonomia para desenvolver o processo ensino aprendizagem. 


Quadrinha das crianças no Parque da Liberdade - Blanchard Girão


A maior parte dos não-docentes da Escola Alba Frota está constituída por mulheres.
Elas ocupam os cargos de maior hierarquia na escola: direção, supervisão e orientação, secretaria  e biblioteca. Os homens apresentam formação de nível médio e ocupam cargos de serviços gerais e outros.

Fazendo parte da história da educação cearense, a Escola Alba Frota destaca-se como uma escola pública de educação infantil que, reconhecidamente, oferece um ensino de qualidade.


A militante do PSOL Noélia Brito (à dir.) ao lado de sua irmã Norminha nos áureos tempos da Escolinha Alba Frota - Como a fardinha era bonita!


"Foi nessa tradicional escola da Prefeitura de Fortaleza que eu aprendi a ler e a escrever. Foi lá que cursei o que, na minha época chamavam de Jardim I, Jardim II e Alfabetização, quando fui apresentada à "Cartilha da Talita" e depois eu me formei "Doutora do ABC", com direito a diplominha e tudo...
...Que lugar maravilhoso existiu ali um dia nos meus tempos de criança, quando, durante o recreio podíamos, inclusive, passear em meio a plantas, obras de arte e num zoológico e isso tudo numa escola municipal..."  
Noélia Brito (Militante do PSOL )





Alunos da Escolinha Alba Frota em 1961/62 - Acervo Sônia Lúcia Machado


No dia 28 de janeiro de 1938, foi criada, dentro do Parque da Independência, a Cidade da Criança, escola de ensino pré-primário sob direção da professora Zilda Martins Rodrigues.
Instalou-se no dia 26 de maio.



Cidade da Criança em 1968. Acervo William Beuttenmuller
Hoje tem o nome de Escola Infantil Alba Frota e está no Parque Pajeú. 

O povo confunde as denominações, misturando o parque e a escola, chamando-o, erradamente de "Parque das Crianças". 


O fundador da escolinha Cidade da Criança, foi o Dr. Raimundo Alencar Araripe, que foi Prefeito de Fortaleza no período de 1936 a 1945.
Preocupado com a problemática educacional, o Dr. Raimundo Alencar Araripe criou o Serviço de Educação Infantil, baseado no Decreto/Lei nº 367, de 28/01/1938, com a seguinte organização didática:

Ensino pré-primário, jardim de infância de 3 a 6 anos, turno da manhã.
Parque de recreio para criança de 7 a 14 anos, no turno da tarde, com atividades variadas.




 

Raimundo de Alencar Araripe, Getúlio Vargas e a professora Zilda Martins Rodrigues no Parque da Independência, onde funcionava a Cidade da Criança.

Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez


Getúlio Vargas entre o interventor Menezes Pimentel e a professora Alba Frota. A esquerda, de paletó branco, está o prefeito Raimundo de Alencar Araripe. Ano 1940
Em 10 de outubro de 1967, de acordo com o Decreto/Lei nº 2962, surge uma nova denominação: Escola Alba Frota, por sugestão da escritora cearense Raquel de Queiroz.

Sala de aula da então Cidade da Criança (CC). Acervo pessoal de Shirley Cruz

Aluninho Nonato Pontes da
escolinha Alba Frota em foto de 1953.
Ao fundo vemos o Teatro José de Alencar.
Acervo Ana Lídia
A EMEIF Alba Frota atualmente realiza atendimento às crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, busca cumprir duas funções indispensáveis: o cuidar e o educar, complementando a ação da família e da comunidade. Lembramos que cuidar aqui não se relaciona somente em cuidados com a higiene física, mas também ao importante papel na disseminação de informações que levem família e sociedade a melhor compreender e atender à criança pequena.
Sendo assim, a EMEIF Alba Frota considera a infância como um período de suma importância para o desenvolvimento infantil sendo prioridade para este período, a interação da criança com crianças da mesma idade, de idades diferentes, com adultos, com outras crianças e o meio em geral.




Acervo pessoal Jackson Marley

Fachada da Escola no Parque Pajeú - Fique de Olho


A professora Alba Frota

Alba de Mesquita Frota nasceu em 17 de setembro de 1906, no Sítio Maraponga, em Parangaba, filha de Otávio Menescal da Frota e Maria de Mesquita Frota.

Estudou, desde o curso primário, no Colégio Imaculada Conceição, de onde saiu professora em 27 de novembro de 1925, fazendo parte da primeira turma de diplomadas, depois da equiparação daquele educandário à Escola Normal pedro II, do Rio de Janeiro.

Foi professora da Cidade da Criança e mais tarde nomeada diretora em substituição à D. Zilda Martins Rodrigues.


Blog da Escola


Dedicou-se, então, exclusivamente e com maior amor àquela escola que hoje tem seu nome.

Alba Frota foi professora, jornalista, cronista, poetisa, secretária executiva da UFC, Membro da Casa Juvenal Galeno, e figura de relevo da intelectualidade cearense. 


Biblioteca da Escolinha Alba Frota (recém inaugurada) - Fique de Olho



Arquivo Blog Fique de Olho


Em 18 de julho de 1967, morre em desastre aeronáutico, em Fortaleza, juntamente com o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que na véspera tinha vindo ao nosso Estado pela primeira vez depois que havia deixado a Presidência da República. O ex-presidente, que fora de trólei a Quixadá, retornava de avião, quando ocorre o choque deste com um avião da FAB antes de sua aterrissagem nesta capital.
Perecem também os companheiros de viagem, o irmão do marechal Castelo Branco, Cândido, o major Manuel Nepomuceno de Assis e o piloto Celso Tinoco, que sobrevive por algumas horas após o acidente.
Escapa o filho do piloto Emílio Celso, que é hospitalizado.


Quinze dias após o acidente, a escritora Raquel de Queiroz escreveu uma crônica, expressando toda sua dor pela perda da grande amiga:


Raquel e Alba
Acervo Rachel de Queiroz/IMS
ALBINHA 

Nesta grande desgraça, para o Brasil e para os seus amigos, que foi a morte do presidente Castelo Branco, sofri uma dor a mais, uma dor bem funda: entre os passageiros do fatal avião estava Alba Frota, a amiga de infância, de mocidade e já agora de velhice, a companheira de colégio desde o primeiro ao último normal, a colaboradora, a presença querida e fiel: só uma palavra pode dizer o que Alba foi para mim: a irmã.

Alma mais gentil jamais Deus pôs neste mundo. Tinha o instinto da amizade, o dom precioso da lealdade e da fidelidade. Nunca faltou a um amigo, aliás, creio que nunca faltou a ninguém - amigo, conhecido ou até inimigo. Inimigo não dela, mas de algum de nós, que ela cultivava escondido da gente, até que o transformava em amigo também.

Ah, Albinha, que posso dizer a você, nesta hora? Mas sei que lhe devo este testemunho, o que faço ainda chorando. Mas você estranharia a falta de palavras escritas de jornal, comemorando a partida. Quantas vezes não me advertiu - "Você está devendo uma crônica a fulano que morreu" - até me telegrafava, exigindo. Sem ser ela própria uma escritora, tinha por toda expressão literária uma devoção quase religiosa. Eu lhe dizia brincando que papel impresso era para ela como palha benta - e era verdade. Mormente papel impresso com texto de um dos seus inúmeros amigos escritores. E sem ser uma criadora, como disse, fez mais pelas letras e pelas artes de que muita gente de nome celebrado. O apoio que dava aos artistas pobres, obscuros, na fase difícil do assalto à fama. Quanto pintor que hoje tem nome, não lhe deve os primeiros estímulos, as palavras de confiança, a apresentação a um patrono, a venda de um quadro em hora de aperto. Quanto escritor ou poeta, em crise de desânimo, não voltou mais otimista à sua tarefa, depois de uma boa conversa, de um cafezinho, de uma discussão com a "Albinha".

A velha casa da Aldeota, que os amigos chamavam brincando a "Mansão da donzela", era um refúgio para muita alma perdida, para muito coração atormentado. Era um pequeno museu - paredes, armários, vitrinas e prateleiras transbordando de quadros, esculturas, santos, peças folclóricas, objetos antigos, bricabraque, que acumulara ao longo da vida - presentes de artistas amigos, lembranças de viagem. Que era outra paixão dela, viajar. Hoje não sei se terei coragem de entrar mais naquela casa, ver tudo aquilo tão marcado por ela - e o papelório, o meu papelório todo, de que ela se fizera depositária, e colecionava e defendia com feroz cuidado!

Quando chegou aqui em casa, no grupo de amigos, foi uma alegria, uma surpresa. De longe, antes de descer do carro, já gritava coisas atrapalhadas, enquanto a gente corria para a abraçar. Passou a última noite de vida - inaugurando um quarto novo onde não dormira ninguém. Eu vim acomodá-la, dei-lhe cigarro e cinzeiro, ajeitei a luz, exigi que pusesse um cobertor, ameaçando-a com o frio da madrugada.

Acordei ouvindo a sua voz na sala - madrugadora e alvoroçada, como era sempre quando tinha que viajar. Enquanto lhe servia o café ainda insisti em que não fosse de avião, seguisse para Fortaleza no trole motor, que voltava vazio. Ela riu, disse que não, que no avião chegaria mais depressa.

Chegou mais depressa, sim, Albinha. Chegou mais depressa no céu, em que você acreditava com fé humilde. Afinal, lá mesmo é que é o seu lugar.


Fonte: Correio do Ceará


Arquivo Blog Fique de Olho



Crédito: Blog da Escola, Fique de Olho, Levantamento do custo-aluno-ano em escolas de educação básica que oferecem condições para oferta de um ensino de qualidade - UECE, Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez, Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1986 e 2010

30 comentários:

  1. Sensacional! Possuo uma ligação afetiva grande com essa escola, pois lá estudei e para mim era mágico o verde, o espaço bucólico, o Castelo, marchar até o refeitório para a merenda....nos dias de hoje quando passo por lá ainda sinto o mesmo cheiro dos tempos de aluno...memória olfativa.....e assim como tantos outros me alfabetizei com a cartilha O Sonho de Talita.

    Tiago Reial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o comentário, Tiago, fico muito feliz de saber que uma postagem trouxe boas recordações de um tempo que passou, mas foi inesquecível!

      Forte abraço

      Excluir
  2. Tenho várias fotos antigas para compartilhar com esta materia sobre a Escola Alba Frota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? :) Nossa, eu agradeço muitíssimo se puder enviar para fortalezanobre@r7.com :)
      Iria enriquecer muito a postagem e ajudar a contar a bela história da escola!

      Forte abraço e desde já, agradeço a atenção!

      Excluir
    2. Que surpresa ao ver uma foto da minha avó professora Ceiça. Também tenho fotos da Escola. Posso compartilhar.

      Excluir
    3. Que maravilha! :)
      Te agradeço antecipadamente.
      Meu e-mail: fortalezanobre@gmail.com

      Beijos

      Excluir
  3. Tenho um amor muito grande por esta escola que foi a minha 1ª escola.Lembro ainda hoje de um cavalinho de madeira que eu adorava brincar, e que quando minha mãe me levou para me matricular, eu ñ queria largar este cavalinho.Recordo como se fosse hoje da farda, do avental branco com nosso nome bordado no bolso, da merendeira de plástico côr de rosa e do cheiro da garrafinha que eu sempre levava com"grapette"! Ai que saudades...Tenho fotos em um desfile da pátria, eu e meu velocípede!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais recordar... Eu amo!

      Obrigada pelo comentário tão rico, Fátima!

      Forte abraço

      Excluir
  4. Amei!!! Estudei na Cidade das crianças no ano de 1974,75 e 76, tenho recordações maravilhosas: a fadinha, os desfiles, tinha um mini zoológico também, se não me engano . Adorei suas postagem Leila Nobre!!! É incrivelmente maravilhoso recordar!!! Muito legal!!! Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha sim, Lia, esse Mini Zoológico hoje é o Zoológico Sargento Prata. :)
      Agradeço o comentário e as gentis palavras!

      Bjos

      Excluir
  5. A farda...Minha formatura do ABC...Desfiles de 7 de setembro. .

    ResponderExcluir
  6. Tenho tantas fotos. ..dos desfiles de 7 de setembro ...dia do índio... Minha mãe foi professora da escola alba frota por uns 30 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha mãe também, Mario. Chamavam-na carinhosamente de Tia Ceiça. Estudei lá ate 1979

      Excluir
    2. A minha mãe também foi professora lá. Chamavam-na carinhosamente de tia Ceiça. Eu estudei até 1979 no Parque. Lembro também dos cavalinhos de madeira, acho que eram azuis. Os desfiles temáticos de 07 setembro era o momento mais esperado do ano, marcou minha vida. Fui Princesa isabel, Dona Leopoldina e Branca de Neve no Parque das Crianças. Muito mágico!

      Excluir
    3. Tb estudei lá,até o ano de 80 e a sua mae, Raquel,Tia Ceica foi minha professora.
      Foi um tempo muito bom nessa escola...tb ainda sou tomada por esse saudosismo quando passo lá por perto e me da uma tristeza ver no que foi transformado um lugar tao magico para tantas criancas, hoje adultos.

      Excluir
  7. Gente, essa foto do Acervo de Sônia Lúcia Machado é realmente de 61/62 é certeza?

    ResponderExcluir
  8. Me chamos Silvia Helena Oliveira..Nossa amei Leila Nobre, estudei nessa escolinha, amava demais fazia muitas travessuras depois que terminava o horário das aulas...kkk era eu e uma amiga minha, qdo alguém da nossa família vinha nos pegar, nos escondíamos no castelo e tinha o tio chico quem ia nos deixar em casa pq ficávamos chorando depois q a pessoa ia embora sem nos encontrar...kkk. E a fardinha nossa nem me fale, amava a lancheira e minhas tarefinhas...kkk o livro sonho de talita. Nossa qta saudades. Muito boa essas recordações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Silvia Helena, que recordações maravilhosas, que riqueza de detalhes!!!
      Obrigada por compartilhar suas memórias da época conosco! :)

      Beijo grande

      Excluir
    2. Agora me veio à memória o cheiro das tarefinhas, que as vezes chegavam ainda úmidas de álcool, pois eram reproduzidas à mão no mimeografo.

      Excluir
  9. Leila, achei maravilhosa a sua publicação e hoje temos um blog que apresenta as atividades desenvolvidas pela escola, que no ano de 2018 completará 80 anos. Gostaria de compartilhar com você a história que escrevi sobre a escola.

    ResponderExcluir
  10. Só saúdes estudei quando era criança no ano de 1995 🥺oooh saúdes desse tempo

    ResponderExcluir
  11. Será que alguém teria fotos dessa época 1995, 96,97?

    ResponderExcluir
  12. Essa foto de 1984 com certeza é do meu tempo pois eu tenho uma foto com a mesma roupa e as mesmas letras "CC". Hoje sou professor e escritor. Essa escola e essas imagens constituem um pedaço de tudo que eu sou hoje. parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  13. Haaai gente,vim pra São Paulo tinha uns 7 anos,mais estudei nesta escola me lembro muito bem do uniforme foi entre 1984 85...minha mãe gostava do uniforme impecável bons momentos,lágrimas escorrem.

    ResponderExcluir
  14. Nossa que lembrança maravilhosa , ler esses comentários maravilhosas e retroagir no tempo em relançes memoráveis do meu tempo de aluno desta escola nos anos de 76, 77 e 78. Lembro do pequeno zoológico, da chuva que muitas vezes alagava e da fardinha tão linda de minha infância escolar, tão mágica e sonhadora. Estou extremamente emocionado!

    ResponderExcluir
  15. Olá também fui aluna dessa escola e lembro de muita coisa, minha tia Malili, a farda com aquela saia preguiada e blusinha branca de botões e sapatinho de plástico abotoaduras de lado, fiz o papel de nossa senhora na festa da Páscoa, participei do desfile 7 de setembro, desfilei como princesa da escola e comprava picolé de um senhor que ficava do lado de fora do parque e nós vendia pela grade do portão amava o de morango e o de coco. Boas recordações.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: