Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Unifor - Universidade de Fortaleza
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 27 de novembro de 2010

Unifor - Universidade de Fortaleza




"Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário", palavras do criador da Unifor, chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso de inauguração da Universidade de Fortaleza, em 1973, representam a mais viva expressão de responsabilidade e compromisso para com sua terra e sua gente.
A ideia da criação da Universidade de Fortaleza, concebida pelo industrial Edson Queiroz, não foi motivada meramente por estudos de mercado que revelavam a carência do sistema educacional do estado. Edson Queiroz, seu primeiro chanceler, planejava uma instituição 'viva' atuando decisivamente no processo de desenvolvimento da região.

Ele a queria para provocar a mudança do status social e econômico de seus beneficiários, com efeitos positivos para as famílias e para a comunidade. Para Edson Queiroz, "a Universidade de Fortaleza não pertence à Fundação Edson Queiroz: pertence a todos. A obra é de cunho nacional e todos os que aqui se formarem serão úteis à nação".


Desde então, o ideal de Edson Queiroz se materializou nos mais de 55 mil profissionais graduados e mais de 7 mil pós-graduados pela Unifor. Dos 1.270 alunos iniciais, cerca de 25 mil compõem a população atual do corpo discente em seus 31 cursos de graduação.

A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.100 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.


Interligada por diversos acessos de alta velocidade à internet, todos os processos acadêmicos e administrativos da Instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância. Além disso, o campus da Unifor oferece cobertura de internet wi-fi gratuita em toda a sua extensão.

Sobre a Unifor, o chanceler Edson Queiroz declarou: "Não quero que falem agora da Universidade, mas sim daqui a dez, vinte anos, quando talvez eu não esteja mais aqui". Passados mais de trinta e cinco anos, muito pode ser dito sobre a Instituição. No entanto, o que mais concretamente deve ser considerado é o incontestável valor que hoje representa a Universidade de Fortaleza no cenário da educação brasileira.


O reconhecimento da Instituição e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos.

Retrospectiva

26 de março de 1971
Instalação da Fundação Edson Queiroz. No mês seguinte, em plena fase de reforma do ensino universitário, a Universidade de Fortaleza recebe do Conselho Federal de Educação, por votação unânime e pela primeira vez na história das instituições de ensino superior particulares brasileiras, a autorização para funcionar já como universidade, sem que antes tivesse sido uma escola isolada.

15 de abril de 1971
Criação da Universidade de Fortaleza pelos Conselhos Curador e Diretor da Fundação Edson Queiroz.

17 de setembro de 1971
Lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade de Fortaleza. 

12 de setembro de 1972
O Conselho Federal de Educação aprova processo de autorização para o funcionamento da Unifor.

4 de janeiro de 1973
Decreto do Presidente da República autorizando o funcionamento da Unifor.

17 de fevereiro de 1973
Início do 1º Concurso Vestibular da Universidade de Fortaleza.

21 de março de 1973
Inauguração e abertura dos cursos da Universidade de Fortaleza.

26 de março de 1973

Início do 1º período letivo da Universidade de Fortaleza.


18 de agosto de 1983
Com base no parecer nº 317/1983 do Conselho Federal de Educação, a Universidade de Fortaleza obteve seu reconhecimento concedido pela portaria nº 350 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União.

A Unifor enfrentou duas grandes greves dos estudantes, em 1980 e 1984, que abalaram as estruturas da instituição. “Todas as greves foram por conta de aumento da anuidade. Queriam ensino público e gratuito, claro, aí os grupos empresariais concorrentes se aproveitavam disso. Ninguém acreditava que o chanceler Edson Queiroz criaria uma universidade que não fosse para ganhar dinheiro, ou que fosse, como ele costumava dizer, uma iniciativa pensada em prol do desenvolvimento da terra dele. Mas realmente a Unifor para ele não era negócio, era estratégia de desenvolvimento econômico através da educação. E o começo foi bem difícil, não corria dinheiro solto, ao contrário. A Unifor foi feita em cima de nãos, contenção e economia. A gente comia e pedia emprestado. Mas sempre honramos a folha de pagamento do corpo docente, prioritariamente. Salário de professor nunca atrasou um dia. Era assim”, garante Carlos Alberto Batista, ex-reitor. 
Crédito: Revista Unifor | 3ª edição | Março 2018. Foto: Acervo Eudes Baima


Missão

Promover a produção e difusão do saber, por meio do ensino, pesquisa e extensão, articulados, visando à formação integral do cidadão e à sua qualificação para o exercício profissional.

Princípios
  • Respeito ao homem e ao meio ambiente. 
  • Compreensão do ser humano, como princípio e fim do processo educativo. 
  • Preponderância da educação sobre a instrução. 
  • Disposição permanente para avaliar premissas e paradigmas. 
  • Comprometimento com a reputação da Instituição. 
  • Compromisso com o fortalecimento da cultura acadêmica. 
  • Contribuição permanente com as transformações sociais, culturais, políticas, tecnológicas e econômicas. 
  • Comprometimento com a ética na busca da verdade e no cultivo do belo. 
  • Respeito aos princípios democráticos. 
  • Promoção de relações de gestão participativa visando à sinergia entre as áreas estratégicas. 
  • Compromisso com a qualidade em toda a sua dimensão.

A Unifor figura entre as maiores instituições do País que apresentam um maior número de matriculados



Site da Unifor: http://www.unifor.br/

Um comentário:

  1. quando eu fui para la fiquei maravilhado com os conhecimentos que tinha la,eu aprendi os estudos,as historia do brazil e todo um pouco,goatei da quadra as piscinas ea pistar de corre e prender e sempre bom!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: